segunda-feira, 8 de outubro de 2018

SONNY LANDRETH / Atualização



Originalmente publicado em 23.09.2007, atualizado em 17.07.2009, em 01.05.2012  e em 07.10.2018.


Nascido no Mississipi e criado na Louisiana, o guitarrista Sonny Landreth é um especialista na técnica do slide. Pode-se afirmar, também, ser dos poucos com possibilidades de reivindicar o cetro de melhor guitarrista desconhecido, há muito nas mãos do já falecido Roy Buchanan. Não porque seja melhor, esta não é a questão, mas tão somente por conseguir ser mais desconhecido ainda, apesar de respeitadíssimo -Eric Clapton e Mark Knopfler estão entre seus admiradores.
O cara foi um prodígio no instrumento pois, já aos 17, era o guitarrista da banda de Clifton Chenier, o rei do zydeco -ritmo regional equivalente, mal comparando, ao nosso forró. E isso não é tudo: era o único membro branco da banda. De Dolly Parton a Muddy Waters, o currículo do cara é extremamente extenso.
No entanto, as coisas somente começaram a acontecer quando em 87 foi escolhido -junto com sua banda à época, The Goners- por John Hiatt, após uma única audição, para acompanhá-lo no tour de lançamento de seu 'Bring The Family', gravado por um timaço de 'feras' caríssimo para manter na estrada. A função de Sonny era suprir a ausência de, ninguém menos, Ry Cooder!
Bom, neste ponto vocês devem estar se perguntando: "Sim, e daí? Qual o segredo desse famoso QUEM?" Vou tentar explicar: o 'pulo do gato' está na técnica incomum de, ao mesmo tempo em que executa o slide, fazer soar os acordes (ou partes fundamentais destes) através de arpeggios, taps ou hammer-ons com as digitações feitas nos trastes imediatamente anteriores ao utilizado para o bottleneck (para os menos familiarizados, um tubo de vidro ou metal utilizado para deslizar pelas cordas e responsável pelo chamado efeito slide). Quando ao vivo, sem o uso de nenhum overdub, tem-se a nítida impressão da existência de, no mínimo, mais um guitarrista. Parece difícil? Para caralho à beça!
E como se não bastasse, o cara ainda manda muito bem no gogó e é um compositor prolífico e muito bem articulado. Do zydeco -e outros gêneros regionais, como cajun e bluegrass- ao power blues mais rasgado, não existe bola fora. Esse branquelo com pinta de professor de literatura de public high school destrói em todas as posições com um punch arrasador.
Conheci esse monstro -antes tarde do que nunca!- através do blog irmão Boogie Woody, onde foi postado o alive 'Grant Street'(2005). Imediatamente, implorei de joelhos no milho para que seu CEO me enviasse por e-mail os links dos demais álbuns, sendo prontamente atendido e autorizado a disponibilizá-los por aqui.
Valeu, Woody!


















*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*
NOVO

Atualizado em 03.06.2012.

Novíssimo trabalho deste cracaço do instrumento, com e sem bottleneck, e primeiro totalmente instrumental. Uma aula de criatividade, bom gosto, sensibilidade e técnica. E tudo a serviço de uma viagem por suas raízes mais profundas, como o próprio título do ábum explicita. Se em seus registros anteriores, Sonny procurava dedicar-se a um gênero específico por vez, explorando cada um deles -cajun, country, blues, zydeco, boogie, bluegrass e uma infinidade de outros- ao máximo, aqui sintetiza magistralmente todas as suas influências em temas impecavelmente construidos, sem desperdício de uma nota sequer; ao contrário, valorizando cada uma delas como se absolutamente indispensáveis.
Se você é guitarrista ou apenas aprecia uma guitarra cuidadosamente executada a serviço de uma música impregnada de honestidade, não há como deixar de conhecer Sonny Landreth, e 'Elemental Journey' é um ótimo veículo para isso.



PS: um enorme abraço em meu spacey broDim Maddy Lee por me enviar um link para este CD
Valeu, Valeu, Valeu!!!!


*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*
NOVO

Atualizado em 07.10.2018.






61 comentários:

Ser da Noite disse...

Fala Edson,

Já conhecia o Sonny Landreth do álbum Prodigal Son (que postei lá no Seres, no início do blog).
Então vamos ao que interessa: atracar-me-ei (como!?!?!) com o Outward Bound, o South Of I-10 e o Levee Town. Para começar.
[ ]s

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Falaê Ser,
O 'Prodigal Son', com 'Down In Louisiana', é o mais roots do cara. Os demais são mais pancadões.
Divirta-se porque o cara tem tudo a ver com você.

woody disse...

Esses seus adjetivos são ótimos: "branquelo com pinta de professor de literatura de public high school". Pior é que parece mesmo.
Mas que puta mentira deslavada é essa? "Imediatamente, implorei de joelhos no milho para que seu CEO -Woody- me enviasse por e-mail os links dos demais álbuns". Não foi bem assim, né?
Mas ficou tão bacana esse post,q tô quase baixando também!

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Gostas de uma esculachada, né, Woody? Mas que o cara parece um nerd, parece.
Quanto ao fato de implorar, foi uma licença poética pra dar mais dramaticidade, hehehe.
O som do cara, dos mais roots aos mais nervosos, é muito bom, apesar da voz não muito potente mas expressiva e muito afinada.
Valeu, mesmo!

Fireball disse...

Não conhecia o Sonny Landreth. Para ser sincero, nem sequer tinha ouvido falar do cara.

Enfim, escolhi aleatoriamente o "The Road We're On" para baixar primeiro e.... adorei.

Depois peguei o "Blues Attack" que é mais tranqüilo, com mais faixas acústicas, mas muito bom também.

Estou baixando todos.

Valeu Edson e Woody (até parece nome de dupla sertaneja)!!

Abraços

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Iiih, aí, Udi, Fireball tá manganu cum nóis, sô! Prepara a pexêra pruma capada no cabra!
Mas, Fireball, o som do cara é bem variado. Ainda não consegui me decidir sobre qual gosto mais. Na dúvida, fique com todos.
Abrações.

woody disse...

Dupla sertaneja é SA-CA-NA-GEM!!

Maddy Lee disse...

Grande Edson,
só conheci o Sonny através do post do nosso camarada Woody, depois fui correr atrás dos outros discos, mas você facilitou minha garimpagem - Maravilha! Valeu! Fiquei ainda mais curioso depois de você ter dito (aí em cima) que o repertório do cara é variado; depois do experimento volto aqui.
Grande abraço,
Maddy

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

E foi difícil a negociação com o Woody. Acredita que o cara tentou me fazer virar a casaca? Queria que torcesse pelo São Paulo! Caso contrário não me enviaria os links. Mas apelei para o pouco de integridade que ainda lhe resta -além de uma caixa de Toddynho- e consegui meu intento.
Esse cabra narigudo aí da foto merece cada down.
Divirta-se, Maddy.

Anônimo disse...

Issa!

Esto é muy bueno e oferecer-me-ei (fala,sério,Morcegão!)para empresariar a mais nova dupla caipirazinha do pedaço,Edsão & Wooddyson,especializada em "coverizar" clássicos do MERCYFUL FATE (o falsete é por conta do Edsão) com arranjos sertanejos.
Abração,folks! Miguelito.

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Porra, neguinho viaja mermo. Fazer cover de Mercyful Fate em sertanejo? E ainda por cima terçando em falsete?
Só falta alguém sugerir versões pra The Darkness também.
Em quaisquer das opções, recusar-me-ei a tê-lo como empresário. Com ou sem mesóclise.
Pega leve, Miguelito, El Gran Yorkshire Terrier.

Anônimo disse...

Salve Edson,
Jacendi uma velinha pro santo do Woody. Pode parar a novena. Muuuuito bom esse tal di Sony... nossos japoneses são mais espertos que os deles, hehehe.
Brincadeiras a parte, fora a caipiragem (que ele aliás faz muito bem) o cara é um monstro.
Candidato a mais famoso desconhecido da última semana. Mais ou menos como o Gilmour, que é citado como o mais rápido guitarrista lento do mundo.
Quem me dera ter 1/100 da pegada de qualquer um dos dois.
Abç, e ainda ouvindo o Sonny.
Lelo.

Anônimo disse...

Ê joguinho horRIVER!! Uma aula esclarecedora sobre aquilo que os jogadores brasileiros continuam a fazer muita força pra desaprender: RAÇA!
E como sempre o Foguinho se esforçando pra morrer na praia. Ou na arrebentação.
Pode vir São Paulo, Vasco, qualquer coisa, que a gente enfrenta.
O jeito agora é se lamentar ouvindo um blues desse Sonny, que não deve entender nada de futebol nem de América do Sul, maas toca que é uma barbaridade.

Ricardo Echeverria

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Mermão, depois dessa só Billie Holiday e Jeff Buckley na veia!
E um beck, hehehe.

woody disse...

Fala aí Edson!
Pô! Assisti ao jogo e cheguei a conclusão que o goleiro do Botafogo é argentino ou granjeiro, teve dois gols que o cara levou (co-co-có) por estar mal posicionado. Mas não foi o único culpado, pois o Bota achou que estava fácil de deu mole, acabou sifú! Cara, o River está tão ruim que não dá para entender como vcs perderam essa! O pior é que eu tb estava torcendo pelo Botafogo e ele me apronta um papelão desses. Vai vendo!!!

Maddy Lee disse...

Véi Woody, tá explicado! Vai torcer pelo seu São Paulo! Que pé-frio, hein? De qualquer maneira, acho que a culpa é do técnico porque escalou o frangueiro MAXimo justamente agora que o Botafogo tem um goleiro de verdade, Roger, cria do Mengão (time agora também conhecido pelo nome científico de urubus secondivisionis fogesempris). O negócio é aprender a rir da própria desgraça; como diria um personagem do Marcelo Rubens Paiva, 'não esquenta a cabeça que caspa vira mandiopã'...
Edson, mês que vem estarei no Rio, poderíamos armar um encontro dos rockblogueiros para discutir assuntos filosoficamente essenciais à vida do cidadão masculino contemporâneo: mulheres (boas), bebidas (alcóolicas ou não), drogas (naturais), futebol (isso ainda existe?) e rock & roll (e suas variações sobre o tema), não necessariamente nessa ordem...
Grande abraço,
Maddy Lee

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Minha torcida agora é pra ser rebaixado. Vou fazer campanha pra que os dirigentes peçam o rebaixamento compulsório do clube.
O ano acabou e nada. Se não tivesse time, ainda por cima com salários em dia, nós torcedores aturaríamos. Mas não é o caso pois o time (no papel, ao menos) está entre os 3 melhores do país. Me arrisco a dizer que o elenco do Botafogo é superior aos demais e com folgas. O que falta é vergonha na cara, disciplina, raça, vontade de vencer.
REBAIXAMENTO DJÁ!!!!

woody disse...

Putz, é mesmo o Botafogo comprou o Roger, pode ser cria do Flamengo, mas passou um bom tempo no São Paulo e só não foi titular porque existe um Rogério Ceni, mas é um excelente goleiro muito melhor que aquele frangueiro que jogou ontem. Agora meu caro Maddy, se fosse eu torcer para um time para ele perder, o SP estaria na 3ª divisão, porque só este ano já fui em mais de 10 jogos e só vi meu time perder uma vez, foi qdo escalaram o time reserva contra o Santos e o SP tomou uma piaba de 4 a 0, no terceiro eu já estava fora o estádio. Fora isso, foi só alegria e posso até me considerar pé quente pra cassete. Mas mudando de assunto, diz aí qdo é que tu vai pro Rio que eu preciso ir tb, de repente a gente une os "inúteis e desgrada-véios" num histórico porre, digo encontro, de blogueiros.

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Pô, Maddy, que bacana! Já vou armando com Miguelito e Morcegão esse encontro histórico. Me mantenha informado sobre a data, ok? É isso aí, Woody, porque não aproveitas a vinda do renegado paraense e dá uma chegada por aqui também? Os dois têm meu e-mail então 'vamu nus falando'.
Quanto à questão goleiro, o Roger só poderia ser inscrito caso o Foguinho tivesse passado para a próxima fase mas no Brasileiro ele já é titular, muito embora não seja essa 'manga rosa' toda não.
Dá vontade de enviar Tropa de Elite e Caveirão no treino e fuzilar um a um.
Abrações.

woody disse...

Vamos nessa, a gente podia chamar mais gente e organizar um encontro de blogueiros, acho que seria bem legal! Será que funciona?

Ser da Noite disse...

Pessoal,

Tô dando o maior apoio para esse encontro. Reunir um galerão, beber umas tantas, falar de rock e desopilar o fígado, é o que vale nessa vida. Não se esqueçam do José Renato que, embora não tenha um blog, é parceiraço. E mora no pós-poça, aqui no Rio.
[ ]s

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Num tô intendeindu, tinha a impressão que o Zé Renato morava em S. José dos Campos. E tem o meu xará torcedor do Amériquinha do 6070Rock.
Esse encontro promete abalar os alicerces internéticos brenfoetílicomusicais. Iiiiiiisssa!!!

Maddy Lee disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
john doe disse...

excelente guitarrista...mas na minha
humilde opinião...
"THOROGOOD is god!"
abração

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Que isso, Plínio?
Vou ter que puxar a descarga pra você, parceiro. Todos têm direito à opiniões, desde que expressas com educação.
Serás sempre bem-vindo mas modere a linguagem, ok?
Abrações.

José Renato disse...

Que estória é essa de pós-poça aí grande Ser??? Sou Guaratinguetaense de nascença e coração e no momento fixo residencia em São José dos Campos (a capital mundial do avião) que também adotei.
Eu já tinha falado deste encontro lá muitas postagens atrás e ninguém deu bola né??? Se me deixarem de fora desta vou excomungá-los todos...

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Tinha certeza disso, Zé, mas o Morcegão insistiu que vc era da Ilha ou de Niterói. Deve ser o 'alemão' atacando nosso amigo, aí sacumé, a memória falha, esquece onde estacionou a moto, etc.
Ele ficou de entrar em contato com vc e com o Stone Alone pois está marcado pra 19/10. Estamos pensando em um quiosque na Lagoa.
Abrações.

José Renato disse...

Caras, oceis tão de brincadeira!!!
Justo já neste fim de semana e que eu já tenho marcado compromisso seríssimo pois irei representar a cidade de Caçapava nos Jogos Abertos do Interior. Eu achei que era pra Novembro o encontro! De qualquer forma, mande um abraço meu a todos os que forem ao encontro e, no mes que vem eu irei aí para abraçá-los pessoalmente de qualquer forma...

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Tudo bem, Zé. Mas vamos cobrar a visita, hein!?
Vamos ficar torcendo por uma medalha de ouro na modalidade Cuspe à Distância com Vara, ok? Mostre que é fera!

José Renato disse...

Ô Edson:
Acho que eu sou um pouquinho mais inteligente do que vcs imaginam pois também consigo pensar com a cabeça de cima, já que meu esporte é Xadrez (e não estou atrás das grades, antes que alguém resolva "aproveitar o gancho" e fazer uma piada).

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Dá-lhe, Mequinho!!!! Caraca, tô é velho...
Boa sorte, Zé! Só um conselho: antes de comer a rainha, certifique-se que o rei não seja ciumento.

José Renato disse...

O Mewquinho está em Taubatré e vai jogar também... por Taubaté é claro...

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Iiiiihhhhh, casca grossa, hein!?, Zé!

Anônimo disse...

could you please repost Down in Louisiana?

Thanks

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

Sure, anonymous. Soon.
My regards.

Anônimo disse...

Congratulations, you have an excelent blog. If you don't mind, I'd like to ask you to re-up Down In Louisiana. It's the only one I need. Thanks in advance. The Alien.

GRAVETOS & BERLOTAS disse...

I'll fix it soon, The Alien.
Best regards.

Eduardo disse...

Edson, adorei o Prodigal Son, disco que eu já tinha ouvido falar por meio de um amigo (que não vejo há anos, pois mudou-se de cidade), lembrei na hora que vi aqui, baixei, e putz, esse daí SUPLICA pra ser ouvido regado a um bom e velho Jack Daniels! Tô achando que farei isso hoje a noite, hehe. Considere esse um belo presente de aniversário pra mim - foi ontem mas será comemorado e bebemorado tardiamente - mas com certeza ao som de mais essa boa descoberta by G&B. Abraço!

Edson d'Aquino disse...

AHA...UHU...Ô EDUARDO EU VOU COMER SEU...BOLO!!!!
Bom que esse Sonny Landreth vai servir como presente pra vc pq tô duro, hehehehe.
E não se esqueça de dar um pouquinho do Véio Jack pro santo, quer dizer, eu.
[]ões

Eduardo disse...

Edson, ganhei um Chivas de presente, então o Sonny Landreth foi regado com uma água diferente do outrora planejado. Mas terminou sendo bom do mesmo jeito. Abraço!

Edson d'Aquino disse...

Pô, Eduardo, não há o que reclamar. Um Chivas é sempre uma excelente opção. Na verdade, um scotch 12 'bala' é sempre a melhor opção.
[]ões

Ed disse...

Esse cara é bom demais Edson... tenho mais 3 álbuns dele que poderiam lhe interessar postar aqui. Encontrei um deles no link abaixo:
http://rapidshare.com/files/141642383/Crazy_Cajun_Recordings.rar
Se pedir senha...
Kod: Označi sve
Caso não encontre links para os demais eu poderia colocá-los do 4shared se lhe interessar. São os álbuns "2003 - Slide Master" e "2009 - Voices of Americana".

Abs,
Ed

Edson d'Aquino disse...

Beleza, Ed.
Já tô baixando esse 'Crazy cajun Recordings' com as gravações feitas antes do lançamento do 1º disco. Manda o 'Slide master' pra mim, mas o 'Voices Of Americana' não precisa por ser uma coletânea com material já postado aqui.
Valeu!
[]ões

Ed disse...

Taí o link Edson... coloquei no Rapidshare. Ficou habilitado para no máximo 10 downloads em até 90 dias. Meu limite lá;
http://rapidshare.com/files/258940919/2003_-_Slide_Master.rar.html
Melhor fazer o download sem disponibilizar esse post.

Forte abraço,
Ed

Edson d'Aquino disse...

Valeu mesmo, Ed!
Vou subir novo link em Premium pra evitar esse pobrema.
[]ões

Louiz disse...

Olá Mister Edsam, beleza???

Não está mais rolando o SHAREBEE por aki...

POR QUE????

Pergunto pq acho o MEGAUPLOAD mais prático, pq nao tem q esperar como o RAPIDSHARE!

ABRAÇOS!

Edson d'Aquino disse...

Louiz,
Acontece q minha 1ª Dama tornou-se administradora de um site de compartilhamento de filmes/séries muito conhecido e os caras lhe presentearam com uma conta Premium do RS, até mesmo pra poder 'trabalhar'. E essa conta precisa ser alimentada constantemente pois a cada 10000 pts/mês ela ganha mais 1 mês 'di grátis'. Com isso temos inúmeras vantagens: downloads e uploads múltiplos, velocidade no talo, etc.
Sei q pra quem não tem conta Premium é um saco mas acho q já estava na hora de pensar um pouco em mim também, né? hehehe
[]ões

Louiz disse...

TA CERTO EDSAM...

ATE EU Q SOU MAIS BOBO FARIA O MESMO! HEHEHEEHHE

VC VENDE CONTAS PREMIUM DO RS??? VALOR MENSAL???

ABRAÇOS!

Edson d'Aquino disse...

Cara, eu não vendo mas no Arapa Rock Motor (link ao lado no 'Catrancos...') tem um sistema de vendas cheio de promoções. Beleza q vc tenha entendido a situação pois, apesar de eu mesmo nutrir uma grande simpatia pelo Sharebee e ter sido dos primeiros a utilizá-lo, essa conta Premium me traz muuuiiitas vantagens.
[]ões

ayresrio disse...

Grande Berlota,esse cara lembra o HARRY POTTER,mais velho rsrsrssrsr.
Gostei da flor no alto do blog,muito bonita rsrsrsrsr.
Abraços AYRESRIO.

Edson d'Aquino disse...

Pois esse Harry Potter faz mágicas no slide, Ayres.
Gostou da 'florida' no ambiente, né?
E ainda tem o Zak Efrom pra ajudar a florir nesse vídeo do High's CU Musical, hehehe.
[]ões

Emilio Almeida disse...

Eh, meu caro Edson, parece que a manguaça da vitória do seu Botafogo (devidamente reforçado com 02 ex-mengo, F. Gabriel e Andrezinho, eh!eh!) sobre o vice da gama foi pesada, afinal no dia 30 à noite dei uma conferida no G&B e lá constava esta repostagem do SL, só que com data de 01/05, eh!eh!. Agora falando sério, os links dos albuns Blues Attack e Down In Louisina estão apresentando a mensagem "This file is temporarily unavailable while we are performing maintenance on this server.
Please try to download this file again in 24 hours", o estranho é que todos os links são jumbofiles e os demais parecem que estão funcionando, pois acabo de baixar o South Of I-10 e funcionou beleza Se tiver como corrigir por aí, agradeço. Abraços.
Emilio Almeida

Edson d'Aquino disse...

Pois é, Emílio, o Jumbofiles ainda está se ajustando e aumentando sua capacidade. Se até amanhã estes links estiverem apresentando a mesma mensagem , subo novos links, ok?
E quanto à comemoração enfumanguaçada do merecidíssimo 2º turno, esta não teve nada a ver com a re-re-postagem desta discog do SL; ocorre que, já sendo uma postagem existente, enquanto realocava os novos links a postagem ficou exposta.
[]ões

DAGON disse...

Bem, vi que vc respondeu ai em cima as 19:42 então significa que o PC voltou e enquanto escrevo isso me lembro que esqueci, hahaha, de subir o Nero 7 que tinha prometido, ação que reprometo, hahahaha, pra amanhã, tentei te ligar de volta mas descobri num maldito feriado chuvoso que meus créditos tim foram pro saco, rsss

Cara me indica um disco ou mais desse sujeito ae, fui de cara no Blues Attack pq o título é foda além de ser o primeiro, mas falar em Blues e Lousianna no mesmo texto só pode acabar em coisa boa, não li todos os coments mas li que o primeiro é mais acústico e tal, me indica qualquer coisa ae.

Beijundas e Abracetas!

Edson d'Aquino disse...

Pra meu alívio, tá tudo indo bem com o PC, exceto pelo gravador que não consegui fazer ser reconhecido e o Nero para reinstalar que vossa aborígene figura esqueceu de me enviar, Dagon.
Quanto ao Sonny Landreth, comece com o 'Levee Town' e o alive 'Grant Street' mas o cara toca muito em todos os discos.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' L. disse...

Faaaaaaaaaaaala!!!
Véi, como você mesmo disse, esse disco tá lindão; muito bom mesmo.
O que mais gosto nesse professor de matemática aí é o bom gosto que eles tem, em vários sentidos.
Abração!!

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiiiiiiiiiga!!!
Cara, uma verdadeira aula de bom gosto mesmo. Meu queixo vai ao chão com a classe de músicas como 'Gaia Tribe' (putaquelospreó!), 'Opening Sky', 'Heavy Heart Rising' e a faixa-título.
[]ões

ayresrio disse...

FODASTÍCOOOOOOOOOO,O SANTA GUITARRINHA EM FOR YOU AND FOREVER.

ABRAÇO.

Edson d'Aquino disse...

Esse féla da mãe manda muito bem, Ayres. Todos os cds do cara são fodásticos e esse último é um verdadeiro workshop pra guitarristas. Os 'fritadores' deveriam aprender um pouquinho com Sonny Landreth.
[]ões

Ansina disse...

Prezado Edson, você podería repor South of I-10? Muito obrigado.

Edson d'Aquino disse...

Falaê, sumido!
Cara, vou tentar atualizar a discog e repostá-la ainda pra esse fds.
[]ões